segunda-feira, 14 de junho de 2010

Minha vida, hoje, aqui, assim...

Reflexiva - Ouço mais, falo menos... penso muito.
Leio Clarissa do Erico Veríssimo. Me deleito nas páginas. Danço jongo. Rio largo. Ando mais calma, mais observadora, meus passos não correm, eu respiro esse ar gelado de todas as manhãs e caminho num ritmo comodo. Eu não tenho pressa. E tenho muito. É preciso aquietar a alma pra voar mais alto. Olho todas as pessoas ao meu lado, aquela moça sentada no banco do meu lado tem cara de... bem... deixa pra lá. Ela comprou um chapéu pro pai, ela liga pra mãe, age como se estivesse sozinha em seu quarto. Eu me irrito, me assombro, eu rio... Ela parece louca. Quantas vezes não fui eu que pareci louca? Agente não pode julgar os outros pela aparencia. Mas deve ouvir aquela sensaçãozinha que temos sobre ela, a minha nunca falhou... mas eu já deixei me enganar. Agente se engana quando quer - coloca vendas nos próprios olhos! Outro dia ouvi umas coisas sobre um certo alguém. Fiquei boquiaberta. Mas foi bom. Lembrei da frase "Cuidado com o que deseja". E eu lembrei de agradecer a Deus por não atender a todos os meus pedidos. Como disse uma amiga minha: "agente não conhece as pessoas de verdade". E isso é muito verdade. Eu sempre me assombro com as pessoas... e nem sempre isso é bom! "Nada do que é humano me é estranho", mas eu continuo me espantando com tantas atitudes.
Citando Erico Veríssimo:
"Todos nós somos um mistério para os outros... E para nós mesmos".

 Eu não sei se arrependimento é a palavra, talvez agora seja... e digo isso numa paz imensa. É tão triste se arrepender de confiar. "Ninguém deve culpar-se pelo que sente, não somos responsáveis pelo que nosso corpo deseja, mas sim, pelo que fizemos com ele." Pena! Tenha pena de verdade, quanta mentira pode rondar uma só pessoa?

Eu não me entendo... nem to tentando. To me deixando ser, sem nem tentar entender, só ser... Isso já é tanta coisa. Ser-me. Isso exige disciplina e respiro. E a vida segue. E quem segue perto? Só quem quero seguir... só quem sinto merecer, só quem sinto ainda valer a pena. É tão complicado esse negócio de escolher, porque eu escolho muito gente, mas escolher mesmo, assim de coração, é raro. São poucos os que quero ter por perto e são muitos também. Eu me contradigo a todo tempo. E não importa.

Não é nada disso o que eu queria dizer mesmo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário